Desde 2009 o Enem deixou de ser apenas uma prova para medir os conhecimentos e vem ganhando grande importância. Além dos programas vinculados a ele, o Enem hoje funciona como um vestibular.
Os mais de 4 milhões de candidatos que prestaram a prova nesse ano agora podem utilizar suas notas para diversos fins, listamos aqui quais são eles:
- Prouni
O Programa Universidade para todos oferece bolsas de estudos em universidades particulares para estudantes de baixa renda, um dos seus requisitos é prestar o Enem. Para concorrer a uma bolsa pelo Prouni é necessário ter média de no mínimo 400 pontos e mais que zero na redação.
- Sisu
O Sistema de Seleção Unificada é utilizado pela maioria das instituições de ensino superior, usando a nota do Enem para substituir o vestibular ou parte dele.
- Fies
Para solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior, Fies, é necessário prestar o Enem, essa regra começou a valer para os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano 2010. O Fies não exige uma nota mínima no Enem, mas ele é indispensável.
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio
Estudantes que não concluíram o ensino médio em idade apropriada, pessoas privadas de liberdade e quem está fora do sistema escolar regular pode conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médioatravés do Enem. É necessário ter nota mínima de 500 pontos na redação e 400 em cada uma das matérias avaliadas no Enem.
- Universidades
Algumas universidades, tanto públicas como particulares, utilizam a nota do Enem como método de seleção, mas sem participar do Sisu. Algumas substituem a primeira fase do vestibular e outras adicionam a nota do Enem à do vestibular.
- Ciência sem fronteira
O programa Ciência sem Fronteira envia jovens para o exterior para fazer graduação ou pós-graduação. Para concorrer é necessário, entre outras coisas, prestar o Enem e quem tira nota maior que 600 pontos têm preferência.
fonte: http://www.enem.br.com
fonte: http://www.enem.br.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário